Como planejar seu casamento na praia? Tudo que você precisa saber

Como planejar seu casamento na praia? Tudo que você precisa saber

Começando a planejar seu casamento, mas faz questão que seja na praia? Veja como organizar tudo de forma a ter uma festa inesquecível!

O casamento na praia é o sonho de muitos casais, que veem a oportunidade perfeita de marcar a data tão especial com um cenário espetacular. No entanto, apesar da beleza natural do lugar já ser uma belíssima decoração, é essencial saber como organizar um casamento desse tipo para que tudo fique ainda mais bonito.

Afinal, como qualquer outro casamento, são vários detalhes que devem ser pensados e avaliados com calma. Dessa forma, seu casamento na praia será uma ocasião que perdurará para sempre também na lembrança e no coração dos convidados.

Fique atento à previsão do tempo para a data do casamento

Casamento na praia é uma cerimônia a céu aberto, então o primeiro passo é ficar ligado na previsão do tempo para a data escolhida.

Assim, se houver possibilidade de chuva, é interessante se preparar considerando a possibilidade de alugar uma ou várias tendas.

Há modelos muito bonitos, que até ajudam a deixar o ambiente ainda mais encantador.

Outra alternativa, até mais interessante para quem não faz questão de casar com os pés na areia, mas não abre mão de ser na praia, é fazer a cerimônia em uma pousada ou hotel à beira-mar.

Dessa forma você tem a certeza de que nada estragará a festa, independentemente do que a natureza resolver aprontar – e ainda garante a hospedagem dos convidados.

Na hora de escolha, leve em conta também o espírito que quer dar à ocasião. O casamento em um hotel à beira-mar é mais elegante do que o na areia, que é mais informal.

Casamento na praia também tem burocracia

Uma das partes mais importantes de como organizar um casamento é justamente ficar atento à burocracia. E para quem vai casar na praia, ela também existe. Afinal, o local é público e é necessário ter autorização da prefeitura local.

Geralmente o ideal é dar entrada no pedido de autorização um mês antes da data. O ideal, no entanto, é evitar os meses de férias, quando as praias ficam particularmente cheias e há muitos feriados que podem atrapalhar o cronograma.

Nessa autorização deve ficar estipulado também o que é permitido pelo poder municipal para ser levado e/ou instalado na praia, o tempo permitido para permanecerem na praia e também restrições em relação ao som.

O que leva à outra parte importante do casamento na areia: o aluguel de geradores para garantir a energia elétrica necessária para a iluminação, som, refrigeração de bebidas etc.

Pelo menos essa parte da burocracia os noivos evitam se o casamento acontecer em um hotel à beira-mar. Nesse caso, o ideal é fechar o contrato com o local com dois ou três meses de antecedência.

Como devem ser os trajes do casamento na praia

É muito importante que no convite, que deve ser distribuído com 60 dias de antecedência, conste não só o local, mas também o traje mais adequado ao casamento.

Traje social sem gravata (calça, camisa e blazer) para os homens e vestidos curtos ou médios, lisos ou estampados, para as mulheres, são os mais indicados.

Se for na areia, é fundamental avisar para que as convidadas não irem com saltos altos ou finos, que fatalmente afundarão. Uma boa opção é considerar a distribuição de sandálias para todos – eles e elas.

O traje da noiva também deve ser adaptado ao casamento na praia, se for na areia: o véu não deve ser longo nem estar de salto fino.

Fica a critério de cada noiva, mas, de modo geral, não é considerado muito elegante o uso de brilho no vestido ou em acessórios para o casamento na praia.

Já se o casamento for em uma pousada ou hotel na beira da praia, tanto o salto fino quanto os brilhos estão liberados. De qualquer forma, fica valendo a indicação do traje mais adequado aos convidados.

Agora que você já sabe como planejar seu casamento na praia será muito mais fácil fazer as escolhas certas!

Venha conhecer o Hotel Vila do Farol e descubra um cenário de sonhos para fazer seu casamento entrar para a História!

Share

Comentários

  1. Muito bacana, gostei.

  2. […] basta os noivos decidirem pelo casamento na praia pé na areia ou nas fartas e super confortáveis instalações das pousadas. Aqui, a dica é ficar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *