Conheça o Beach Tennis e o seu sucesso nas praias de Bombinhas

Conheça o Beach Tennis e o seu sucesso nas praias de Bombinhas

Você já ouviu falar em beach tennis? O esporte, que é a união do tênis tradicional e do já conceituado vôlei de praia, vem conquistando seu espaço e atraindo cada vez mais adeptos em todo o litoral brasileiro. Em Santa Catarina, a modalidade já conquistou marcas importantes, como a realização de etapas do Circuito Nacional e a promoção de campeonatos exclusivos. Saiba mais sobre o beach tennis e venha praticar em Bombinhas.

 

COMO SURGIU O BEACH TENNIS

beach tennis teve seu início na década de 1980, na Itália. A proposta da modalidade é reunir elementos de alguns dos esportes mais famosos da Itália: o tênis tradicional e o vôlei de praia. A fusão resulta em uma atividade divertida e competitiva, com tendências para se tornar um esporte de grande apreciação mundial.

 

Beach Tennis surgiu na Itália e ganhou adeptos no mundo todo a partir do século XXI. Fonte: Pixabay.

 

A popularidade do beach tennis foi tão repentina que se necessitou a regularização do esporte por uma federação internacional desde o seu início. Foi registrado oficialmente pela International Tennis Federation (ITC), mesmo órgão regularizador do tênis tradicional. Foi a partir desse marco que a modalidade ganhou regras claras de definitivas, passando a ser praticado da mesma maneira em todo o território europeu.

A modalidade, no entanto, só ganhou repercussão em território brasileiro em 2008, quando começou a se profissionalizar nas areias das praias do Rio de Janeiro. Nos anos posteriores, começou a se dissipar pelos demais estados brasileiros, alcançando adeptos de norte a sul do país. – O resultado? De acordo com o próprio ITC, o Brasil é hoje a segunda maior potência no beach tennis. Atrás apenas da Itália, país sede da modalidade.

 

QUAIS SÃO AS REGRAS E COMO É PRATICADO O BEACH TENNIS

beach tennis é praticado em uma quadra similar a de vôlei de praia. O terreno é de areia fofa, quadrado e com uma grande rede que divide os dois lados da arena. Quando praticado de maneira individual, as dimensões são 16 metros por 5 metros. Quando em duplas, um pouco maior: 16 metros por 8 metros.

 

Rede do beach tennis tem altura maior que as de tênis tradicional. Fonte: Pixabay.

 

A altura da rede, contrariando as métricas do tênis tradicional, é alta. A altura oficial é de 1,7 metros, mas pode variar entre 1,5m e 2m nas areias das praias brasileiras. A bola usada para o jogo oficial é a Stage 2. Ela possui cerca de 50% menos pressões do que as bolas tradicionais de tênis. As cores geralmente são laranja e verdes.

Os modelos de raquetes para a prática do beach tennis são especiais, feitas com cordas de carbono, kevlar e grafite. Possui dimensões diferentes das raquetes tradicionais de tênis. Isso torna a aderência e movimentação mais leve e eficiente para a velocidade da modalidade esportiva.

 

COMO E ONDE VOCÊ PODE PRATICAR BEACH TENNIS EM BOMBINHAS

Em Bombinhas, o beach tennis pode ser praticado nas areias de algumas das praias mais requisitadas do município. Mariscal, Canto Grande e Zimbros são alguns dos principais exemplos. Nesses locais, é possível encontrar grandes espaços com areia fofa.

Vale lembrar que, dependendo da época do ano em que você deseja colocar a atividade em prática, são necessárias algumas precauções. Nos meses de alta temporada, quando há um fluxo maior de pessoas nas praias, esportes com bola e que necessitam de grandes áreas para a prática são proibidos das 10h às 18h. A medida visa proteger e garantir o bem-estar de todos na praia.

Além disso, a própria Secretaria do Turismo do município promove a modalidade, instalando quadras exclusivas para a prática do esporte nas praias. Em 2018, inclusive, foi realizado o primeiro Campeonato de Beach Tennis de Bombinhas. A expectativa é de uma nova edição no próximo ano.

 

Ficou empolgado para praticar beach tennis na sua próxima visita ao município de Bombinhas. Faça uma reserva antecipada na Pousada Vila do Farol e venha se divertir usufruindo de uma das melhores opções de hospedagem de Bombinhas.

Share

Comentários

  1. […] cenário, a praia reúne todas as características essenciais para que o retiro espiritual atinja seu objetivo. Veja 5 […]

  2. […] do local para o casamento na praia tem que ser feita com muita certeza. Bombinhas é uma das praias preferidas para quem vai trocar alianças – e não é à toa. Da beleza natural à infraestrutura […]

  3. […] e temas. Essa é também a época em que as baleias e seus filhotes costumam se aproximar das praias, oferecendo um belíssimo […]

  4. […] cenário, não podia ser mais bonito. A pesca da tainha em Bombinhas acontece, basicamente, em oito praias: Bombas, Bombinhas, Mariscal, Tainha, Canto Grande, Sepultura, Retiro dos Padres e 4 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *