Pesca da Tainha em Bombinhas: tudo que você precisa saber

Pesca da tainha em bombinhas

Dessa você precisa participar: conheça tudo sobre a pesca da tainha em Bombinhas, uma das mais emocionantes festas tradicionais da região!

 

De maio a julho Bombinhas vive mais um momento muito especial: é o período da pesca artesanal da tainha. A ocasião é tão importante que celebrações marcam o início e o fim das atividades, que são acompanhadas, todos os anos, por centenas de turistas.

Por isso, se você está pensando em um destino para suas férias de inverno, Bombinhas é uma ótima opção. Além das várias atividades que rolam o ano inteiro, a pesca da tainha em Bombinhas é um evento inesquecível. Veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto e faça já sua reserva em uma pousada próximo à praia!

 

Pesca da tainha em Bombinhas: festa e tradição que atrai centenas de pessoas

Não tem jeito, quando a gente pensa em praia vêm logo à mente aquelas vilas de pescadores deliciosas e os peixes fresquinhos, recém puxados do mar. Em Bombinhas não é diferente, só que de maio a julho tudo isso fica ainda mais especial com a pesca artesanal de tainha, ilustres visitantes que chegam lá dos mares do sul.

Nessa época, todas as atenções estão voltadas para o evento, que já é uma super tradição de Santa Catarina. O período da pesca da tainha é curto, mas muito bem aproveitado: de 1º de maio a 31 de julho.

Isso porque é preciso que o mar esteja em condições especiais, o que só acontece nessa época do ano. A água do mar deve estar bem fria, o clima com temperaturas baixas e o vento sul deve estar soprando.

 

Emoção do início ao fim

Assim, o cenário, não podia ser mais bonito. A pesca da tainha em Bombinhas acontece, basicamente, em oito praias: Bombas, Bombinhas, Mariscal, Tainha, Canto Grande, Sepultura, Retiro dos Padres e 4 Ilhas.

Tudo começa bem cedo, com o vigia de olho na proximidade dos cardumes. Enquanto isso, os “camaradas” já estão reunidos nos ranchos, as redes já estão no “varal”, e as canoas na areia, só esperando o aceno do vigia.

Enquanto isso, a expectativa na areia é grande entre pescadores, suas famílias e os turistas que não querem perder – e participar – do espetáculo. Mal o sinal é dado as canoas começam a ser empurradas para o mar, quebrando a arrebentação para chegar ao cardume.

Nos barcos, a experiência é diferencial, com todos os movimentos sincronizados. Enquanto dois remeiros levam a embarcação adiante, outros dois pescadores se preparam para lançar a rede. Na popa, o “patrão” coordena os trabalhos e direciona a canoa com o remo de pá.

 

Chegada na praia: hora de puxar a rede!

A ansiedade começa a tomar conta da galera da areia conforme as canoas começam a se aproximar da praia. É a hora de meter a mão na rede para ajudar o arrastão: os peixes começam a pular e é aí que o saragaço bom começa a tomar força e a criar uma sensação única e contagiante de união e alegria.

A contagem dos peixes, ainda vivos na areia, vai ranquear os ranchos. Cada camarada de rede – ajudante, remeiro, patrão e dono da canoa – recebe seu quinhão, outra parte é separada para doação entre todo mundo que ajudou na praia e outra é vendida para os visitantes, mercados e restaurantes locais.

 

Emoção para todas as idades

A pesca da tainha em Bombinhas é uma daquelas ocasiões que ninguém esquece para o resto da vida. Da expectativa na jogada da rede à emoção do ritmo da puxada, ninguém quer ficar de fora: é emoção para todas as idades.

Por isso, já sabe: férias de inverno é em Bombinhas. Depois da pesca artesanal de tainha de manhãzinha, não falta o que fazer pela cidade no resto do dia – até para esperar a nova puxada de rede no dia seguinte.

Passeios ao ar livre, aproveitando a época de estiagem na península, trilhas, compras e, é claro, um delicioso roteiro gastronômico com os frutos do mar fresquinhos e os maravilhosos pratos de tainha.

O inverno é a época também em que a Enseada de Zimbros fica mais recheada de mariscos, considerados os melhores do país. Ou seja, você não vai querer perder essas férias maravilhosas de inverno em Bombinhas nem deixar de participar do inesquecível festival de pesca da tainha.

 

Garanta seu lugar nessa festa! Faça agora sua reserva no Hotel Vila do Farol e leve toda a família para viver essa aventura emocionante!

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *